quinta-feira, 12 de maio de 2011

NÃO É DE HOJE!

Por Gutierrez Siqueira


“Gostaria que os nossos hinos fossem mais de adoração. Setenta e cinco por cento de nossos cânticos hoje falam mais sobre nós mesmos, sobre nossos sentimentos e experiências. É tempo de chegarmos à igreja para cantarmos ao Senhor. Seria uma boa coisa realizar uma ou duas reuniões onde chegássemos para ministrar ao Senhor, onde chegássemos para trazer-lhe algo”. Donald Gee [1]
Donald Gee escreveu essa observação na década de 1930. A situação dos cânticos pentecostais já era crítica. Hoje, continua da mesma forma ou pior. O que acontece com a musicalidade pentecostal?

Estou neste momento com o hinário usado pelas senhoras do Círculo de Oração da igreja onde congrego. Veja os títulos dos hinos cantados constantemente:

“É Só Vitória”, “Profetizo Promessas”, “Há uma Saída”, “Chora que a Vitória Vem”, “Creia na Vitória”, “Deus abre o Mar”, “Explosão no Abismo”, “Quem te Viu, Verá”, “Cântico da Vitória”, “Deus Determinou”, “Você é Abençoado”, “Homem dos Milagres”, “Deus Resolve o Teu Problema”, “Milagres e Maravilhas”, “Anjo do Egito”, “Valeu a Pena”, “Recuar Jamais”, “Menina dos Olhos de Deus”, “Ninguém Pode Impedir”, “Eu Acalmo o Mar”, “Deus Te Fará um Vencedor”, “Nunca Pare de Lutar”, “A Batalha do Arcanjo”, “Vivendo pela Fé”, “Seu Nome é Já”, “Milagres do Caminho”, “O Agir de Deus” etc.
Deus em momento algum é adorado com essas letras. O destaque está nas vitórias que Deus pode proporcionar para o crente. O foco é o homem e Deus é um mero serviçal. Há muita mensagem de autoajuda, de psicologia barata. Veja o coro da música “Soldado Fiel”:
Vou vencer, conquistar
Vou vencer, vou chegar
Vou vencer, vou lutar
Vou vencer, vou ganhar

Se alguém quiser ouvir isso em casa para se “sentir bem”, então tudo bem, mas trazer isso para o culto é demais. Não se cultua a Deus com autoajuda. É como ao homem. É autoajuda de quinta categoria. Essa mesma mensagem pode ser escutada no curso motivacional que a empresa contrata para enrolar os funcionários ou em uma seita japonesa motivacional. É lamentável dizer que a maior parte dessas letras é composta por pentecostais, e não pelos neopentecostais, muito menos pelos tradicionais.

Karl Barth escreveu uma observação que muitos que dizem ler a Bíblia ignoram: “No Novo Testamento ninguém vinha à Igreja simplesmente para ser salvo e feliz, mas para ter o privilégio de servir ao Senhor. E nós deveríamos ter diante de nós o benefício que recebemos em servir e trabalhar na Igreja” [2]. Servir, e não ser servido, é a tônica do cristianismo.

É um exagero afirmar que a música evangélica como um todo é ruim. Não, há muita produção contemporânea boa e muita produção antiga ruim e vice-versa. A questão aqui não é “passado” versus “presente”, como os saudosistas gostam de enfatizar. A questão é boa letra ou letra ruim, em qualquer tempo.

Bons Exemplos

Quer um exemplo de um hino de adoração bem antigo e muito bom, com ótima letra e tocante? É o Mais Perto Quero Estar dos hinários oficiais, como Salmos e Hinos, Cantor Cristão e Harpa Cristã.

Mais perto quero estar Meu Deus, de Ti! Inda que seja a dor Que me uma a Ti, Sempre hei de suplicar Mais perto quero estar Mais perto quero estar Meu Deus, de Ti!

Nossa! Quanta diferença da música triunfalista, da autoajuda de quinta categoria! É uma música que não engana com a falsa promessa de ausência de sofrimento nesta vida!

E uma mais contemporânea, como composta pelo Adhemar de Campos, a música Ele é Exaltado:

Ele é exaltado. O Rei é exaltado nos céus; eu o louvarei. Ele é o Senhor, Sua verdade vai sempre reinar. Terra e céus glorificam Seu santo nome, Ele é exaltado, o Rei é exaltado nos céus.

Quando você canta uma letra dessas com toda a sua vontade não há como sair do culto da mesma forma, pois a adorar a Deus é simplesmente uma experiência única.

Como professor de Escola Dominical, eu já falei por diversas vezes sobre esse assunto, mas infelizmente essa “cultura musical” parece ser mais forte!

Assistir um culto onde o “louvor” é a tragédia descrita acima e uma pregação cujo foco é a solução de problemas financeiros, de saúde e amorosos... Você simplesmente foi em uma reunião, mas não cultuou a Deus! Sim, Deus opera milagres e maravilhas, mas o foco do culto é em primeiro lugar a adoração a Deus e em segundo lugar a edificação da igreja por meio da exposição bíblica e em terceiro lugar poderíamos colocar as demais coisas, como os milagres.

Referências Bibliográficas:

[1] GEE, Donald. Como Receber o Batismo no Espírito Santo: Vivendo e Testemunhando com Poder. 6 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p 71. O título original é Pentecost (Pentecostes, em português). A partir do ano 2000 a editora trocou o título pelo descrito acima. O título é muito infeliz, somente para efeitos mercadológicos, já que o próprio autor condena a ideia de uma “fórmula” para receber o “revestimento de poder”.

[2] BARTH, Karl. The Faith of The Church: A Commentary on the Apostle`s Creed According to Calvin`s Catechism. d ed. London: Fontana Books, 1960. p 116. In: REGA, Lourenço Stelio (org). Paulo e Sua Teologia. 2 ed. São Paulo: Editora Vida, 2009. p 211.


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário