6 - O SEGUNDO ADÃO
a) Nega o nascimento virginal de Jesus: A teologia da unificação ensina da forma mais blasfema como se deu o nascimento de Jesus:
b) Nega a suficiência da obra redentora de Cristo na cruz : Moon e seus seguidores ensinam que o segundo Adão – Jesus Cristo – foi enviado para completar aquilo que o primeiro Adão não conseguiu, isto é, levantar na terra uma família perfeita centralizada em Deus por intermédio do casamento e da procriação (Gn 1.26-28). Em outras palavras , o segundo Adão deveria casar-se com uma segunda Eva e produzir uma raça perfeita e isto aconteceria se Jesus se tivesse casado . Mas tal não aconteceu por causa da morte de Jesus na cruz , que não era o propósito de Deus e isso se deu por ter Ele sido traído por João Batista . Logo a redenção na cruz não pode ser completa e assim Jesus só pôde realizar uma parte da redenção da queda espiritual , mas não a redenção da queda física .
Biblicamente podemos afirmar que podemos ser completamente salvos pelo sangue de Jesus (Mt 26.26-28; 1 Pe 1.18, 19; 2.24; Ap 1.5; 5.9, 10; 1 Jo 1.7-9; 2.12).
Se a crucificação de Jesus originalmente tivesse sido a predestinação de Deus , como poderia ele ter orado, até três vezes , para que o cálice da morte passasse dele? (Mt26.39). De fato , ele orou assim desesperadamente porque ele sabia muito bem que a história de aflição seria prolongada até a época do Senhor do Segundo Advento , se a descrença do povo viesse a impedir a realização do Reino do Céu na Terra , que Deus tinha se esforçado tanto por estabelecer (“Princípio Divino ”, Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo)
As profecias do Antigo Testamento predisseram a crucificação de Jesus como lemos em Isaías 53.4‑6,12 comparado com Lc 22.37; Mt 20.28; At 2.23. Principalmente esta última diz: A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus , prendestes, o crucificastes e matastes pelas mãos dos injustos . Jesus orou para que o cálice da morte passasse dele e nisso mostrou apenas a humildade que possuía.
Se Jesus quisesse, conforme suas próprias palavras a Pedro, poderia evitar ser morto , pois teria a seu dispor mais de 12 legiões de anjos (Mt 26.51‑54), mas como se cumpririam as Escrituras ? A crucificação de Jesus não foi resultado de um erro no plano de Deus , mas foi o cumprimento de tudo que Deus planejou (At 2.23). Uma das palavras de Jesus na cruz foi Está consumado (Jo 19.30). O que diz Moon a respeito ?
A Bíblia desconhece qualquer conceito de redenção parcial em termos de corpo e espírito (1 Co 6.19, 20; Hb 7.25; 10.14). O plano de Deus centraliza-se na cruz (1 Co 1.18-25).
c) Nega a ressurreição física de Jesus: Os seguidores de Moon creem que Jesus ressuscitou como espírito glorificado e porque ressuscitou espiritualmente só pode realizar a salvação espiritual e não a salvação física .
Devemos, a seguir , considerar a interpretação do “Princípio Divino ” quanto à maneira da ressurreição . Como a maioria dos protestantes liberais , os unificacionistas creem que a ressurreição de Jesus foi espiritual , e não física . A ressurreição da carne contradiz nossa perspectiva científica moderna (“Teologia da Unificação ”, p. 204).
Continua o livro da “Teologia da Unificação ”:
Os quatro evangelhos , entretanto , inserem as histórias do sepulcro vazio . Estas não sugeririam que , Jesus ressuscitou fisicamente? Àqueles que insistem na ressurreição física fiam-se tenazmente à tradição do sepulcro vazio (“Teologia da Unificação ”, p. 205).
Perdido e sem saber como negar a ressurreição física de Jesus, Moon declara uma hipótese :
A ressurreição de Jesus é doutrina fundamental do Evangelho (1 Co 15.14-17) e se Ele não ressuscitou corporalmente , estamos todos perdidos.
1) A promessa de Jesus que iria ressuscitar corporalmente – Jo 2.19-22;
2) O túmulo vazio – Lc 24.1-3;
3) As aparições de Jesus durante 40 dias após a sua ressurreição – Lc 24.36-39; Jo 20.19, 25-28;
4) O testemunho dos anjos a respeito – Lc 24.4-6;
5) Quarenta anos depois de ressuscitado apareceu a João na Ilha de Patmos – Ap 1.17-19.
d) Nega a deidade absoluta de Jesus:
Da mesma maneira , Jesus, sendo um só corpo com Deus , pode ser chamado um segundo Deus (imagem de Deus ), mas de modo algum pode ser o próprio Deus . É verdade que aquele que vê a Jesus vê a Deus (Jo 14.9-10); mas ele não disse isto para indicar que ele era o próprio Deus (“Princípio Divino ”, Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1a edição , 1978, p. 159).
Continua o “Princípio Divino ” declarando:
Jesus, embora humilde :
a) Exigiu fé nele igual a fé em Deus Pai – Jo 14.1;
b) Exigiu como consequência igual honra – Jo 5.23;
c) Aceitou adoração – Mt 8.2; 14.33; 15.25; 28.9-17;
d) Os anjos são ordenados a adorá-lo – Hb 1.6;
e) Perdoou pecados – Mc 2.1-11;
f) É chamado Deus – Jo 1.1; 20.28.
e) Nega a segunda vinda de Cristo como descrita em Atos 1.9-11:
Da mesma maneira , já que temos encarado a Bíblia do ponto de vista que o Senhor deve vir sobre as nuvens , interpretando literalmente que a Bíblia diz isto , a Bíblia se nos tem apresentado somente desse modo , até o presente . Contudo , visto que é absolutamente incompreensível ao intelecto do homem moderno que o Senhor venha sobre as nuvens , é necessário considerarmos a Bíblia em detalhe uma segunda vez , de um ponto de vista diferente , a fim de entender o verdadeiro significado daquilo que a Bíblia diz literalmente (“Princípio Divino ”, Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1a edição , 1978, p. 375).
7 - O SENHOR DO SEGUNDO ADVENTO
Desse modo , se o propósito da criação original de Deus deve realizar-se, é necessário que um novo Adão e Eva desempenhem um papel central como representantes de Deus (“Teologia da Unificação ”, p. 92).
O propósito original de Deus para o homem , segundo o “Princípio Divino ”, era desfrutar de três bênçãos :
A Teologia da Unificação defende que após ter criado Adão e Eva, Deus lhes deu três bênçãos : 1 (frutificai, 2) multiplicai e povoai a terra , 3) subjugai a terra e dominai toda a criação (Gn 1.28). Essas três bênçãos significam o propósito original de Deus , ainda válido para toda a humanidade . Entretanto , tal interpretação do papel do homem parece ser uma pregação peculiar do “Princípio Divino ” (“Teologia da Unificação ”, p. 92).
O que significa para os moonistas a salvação?
Se o homem tivesse cumprido essa tríplice responsabilidade na terra (crescei, multiplicai e dominai a terra ), o homem depois da morte , habitaria pela eternidade no Reino do Céu .
Sun Myung Moon – O Senhor do Segundo Advento
Moon não tem nenhuma credencial messiânica e deve ser considerado falso profeta , sobre os quais Jesus adverte: Acautelai-vos, porém , dos falsos profetas , que vêm até vós vestidos como ovelhas , mas , interiormente são lobos devoradores . Por seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinheiros , ou figos dos abrolhos (Mt 7.15-16).
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