8 - João Batista
Moon crê que a causa da crucificação de Jesus foi a falha de João Batista . João foi enviado para abrir o caminho para Jesus chegar ao povo daquela época , mas falhou porque perdeu a fé .
Se João tivesse seguido Jesus, após batizá-lo, e o apoiado com suficiente fervor , então todo o Israel poderia ter-se voltado para Jesus. Que grande impacto não surtiria, se suas forças tivessem se unido! Mas João, o principal precursor de Jesus, falhou na missão que Deus lhe dera: preparar Israel para o Messias . Em vez de dar testemunho direto da condição messiânica de Jesus, Batista na verdade tornou mais difícil a aceitação do povo (“Teologia da Unificação ”, p. 175).
O que fez João Batista sem intenção ?
João Batista , por exemplo , obstruiu sem intenção os planos divinos . Em vez de se unir com Jesus, continuou seu caminho independente . Assim , falhou em ser o mensageiro e o defensor de Jesus. O ”Princípio Divino ” nos diz que , por João não estabelecer um fundamento adequado à Nova Era de Deus , como o principal precursor do Messias , o próprio Jesus teve de suportar os ataques de Satanás ao longo de quarenta dias de jejum e oração no deserto (“Teologia da Unificação ”, p. 191).
9 - Abolição do Inferno e Salvação Universal – Inclusive do Diabo
Se os corações dos pais de famílias decaídas se entristecem pela infelicidade de um só que seja dos seus filhos , quanto mais isto assim com Deus , o Pai Celeste ! Em 2 Pedro 3.9 encontramos: “...o Senhor é longânimo para convosco , não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. Por conseguinte , o Inferno não pode permanecer para sempre no mundo ideal , que deve realizar-se de acordo com a vontade de Deus . Até mesmo as forças de Satanás testificaram sobre o fato de ser , Jesus o filho de Deus (Mt 8.29). Quando chegarem os últimos Dias , até mesmo os maus espíritos descerão aos homens terrenos do mesmo nível , e, cooperando com eles , tomarão parte no cumprimento da vontade de Deus . Finalmente , depois de um devido período de tempo , a finalidade unificada da criação será alcançada.
O objetivo final da providência divina de restauração é salvar toda a humanidade . Portanto , é a intenção de Deus abolir o Inferno completamente , depois do término do período necessário para o pagamento completo de toda a indenização . Se o Inferno permanecesse eternamente no mundo da criação , mesmo depois da realização do propósito do bem de Deus , o resultado disto seria a contradição de um Deus imperfeito , sem mencionar a resultante imperfeição em seu ideal da criação e em sua providência da restauração (“Princípio Divino ”, Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1a edição , 1978, p. 144).
A Bíblia adverte que para os desobedientes ao Evangelho de Jesus haverá eterna perdição (2 Ts 1.7-9) e não são poucos os que ouvem o Evangelho e o rejeitam (Mc 16.15-16), pois o caminho largo e espaçoso conduz à perdição : Entrai pela porta estreita ; porque larga é a porta , e espaçoso o caminho que conduz à perdição , e muitos são os que entram por ela ; E porque estreita é a porta , e apertado o caminho que leva à vida , e poucos há que a encontrem (Mt 7.13-14). Não é esta a vontade de Deus , senão que todos sejam salvos , mas nem todos querem a salvação (Is 55.6, 7; 2 Co 6.2). Por outro lado , a posição do diabo e seus anjos é irreversível a seu lugar já está preparado (Mt 25.41-46; Ap 20.10).
10 - Contatos com Espíritos do Mundo Espiritual – Espiritismo
A maioria das doutrinas ensinadas por Moon é decorrente de suas atividades mediúnicas. Conforme relata a história de sua infância , tem ele manifestado tendências clarividentes e dentre elas a de ter tido um encontro com Jesus quando tinha 12 anos de idade . Essa capacidade foi melhorando e atualmente ele fala diretamente com o mundo dos espíritos dos ancestrais , declarando ter já falado com Moisés, Abraão a outros . A Igreja da Unificação iniciada na Coréia do Sul conserva as tradições das religiões orientais , dentre as quais está a crença de que os espíritos maus e bons dirigem os acontecimentos diários do mundo físico .
A “Teologia da Unificação ” enfatiza também a multiplicidade de espíritos que afetam nosso mundo , e influenciam o destino humano . Além do espírito de Deus , o Pai , e o de Jesus, existe uma multidão de benevolentes espíritos dos ancestrais , e de anjos que fazem contato com a Terra , e procuram dirigir as vidas dos homens (“Teologia da Unificação ”, p. 241).
Esclarecemos o fato de que Jesus não veio para morrer , mas se perguntarmos diretamente a Jesus através de comunicação espiritual , podemos ver o fato até mais claramente . Se um relacionamento direto for impossível , devemos procurar o testemunho de alguém com tal dom , afim determos aquela fé que nos dardo direito de ser a “esposa ” a fim de receber o Messias (“Princípio Divino ”, Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1a edição , 1978, p. 117).
Compare a declaração acima com Mateus 16.21‑23, quando Jesus avisava os discípulos da sua próxima ida a Jerusalém onde seria rejeitado e por fim morto , para em seguida ressuscitar . Pedro passou a repreendê‑lo, quando então Jesus declarou abertamente ,... para trás de mim , Satanás, que me serves de escândalo ...
Afirma ainda a Teologia da Unificação que os espíritos desencarnados acorrem à Terra para cooperar com a realização do propósito de Deus :
Jesus assim falou porque Elias desceu sobre João Batista e cooperou com ele para cumprir a missão que ele deixou inacabada na terra , alcançando assim a finalidade da ressurreição através da segunda vinda . Desta forma , o corpo físico de João Batista substituía o de Elias, quando visto do ponto de vista de sua missão (Princípio Divino , Sun Myung Moon, Editora Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1ª edição , 1978, p. 138).
A luz da Bíblia , quem são esses espíritos dos ancestrais que procuram ajudar aos homens terrenos ? Por proibir o contato dos vivos com os mortos (Lv 19.31; 20.6‑27; Dt 18.10‑12; Is 8.19, 20) só podemos admitir que se trata das potestades do ar (Ef 2.2; 6.12) que operam nos filhos da desobediência . Jesus os tratou como espírito imundo (Lc 4.33‑35; 8.28,29).
11 - A Salvação pelas Obras
Moon ensina que se pode pagar a dívida de mal , fazendo atos de indenização . O que significa indenização ?
O significado de indenização : – corrigir as coisas que foram feitas erradas. Nós , para pagarmos indenização , temos de pagar o que fizemos de errado. Se nós temos 100% de indenização , Deus tem de ajudar . Para pagarmos indenização é muito importante o período : uma semana , um ano , dez anos etc. Deus quer restaurar toda a humanidade , para podermos pagar logo a nossa indenização Deus quer nos ajudar (“UM ” de junho de 1981, p. 8).
O homem caiu (Gn 2.15-17; 3.1-6), mas sozinho não consegue restaurar-se. Para restaurar-se, deve caminhar ao contrário do que andou até agora .
Vejamos agora como se dá o pagamento da nossa dívida :
O “Princípio Divino ” afirma que o homem pode transformar essa situação somente através da indenização . O que isso significa? No mundo secular , a indenização refere-se ao pagamento de uma dívida . Tornamo-nos livres quando pagamos par completo o que devemos. Ou , para usar a tradicional linguagem cristã, expiamos os nossos pecados por meio de atos de penitência específicos . Por isso , durante muitos séculos , a Igreja desenvolveu um elaborado sistema de penitência , através do qual os homens poderiam separar-se de Satanás, e alcançar a reconciliação com Deus (“Teologia da Unificação ”, p. 276).
Se não pudermos pagar 100% do que devemos, 95% ficarão por conta de Deus e nós pagaremos apenas os 5% restantes.
A Bíblia declara que nosso esforço em saldar o nosso débito para com Deus nada vale (Is 64.6) somos salvos pela fé na pessoa de Cristo , o qual é suficiente para nos salvar completamente . Porque pela graça sois salvos , por meio da fé ; e isto não vem de vós , é dom de Deus . Não vem das obras , para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9; confira com Hb 7.25; 10.14).
FONTE: Série Apologética, Volume IV, Instituto Cristão de Pesquisas
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