quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PAULO CONTRADIZ OS ENSINOS DE JESUS EM II CORÍNTIOS 11.17?

Por Gilson Barbosa

“O que digo, não o digo segundo o SENHOR, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me” (2Co 11.17)

         A condição pressuposta da pessoa para aceitar e entender a Bíblia como a inerrante e infalível Palavra de Deus é de salutar importância. Se ela desqualifica a Bíblia antes de qualquer coisa, então passa a procurar e enxergar tão somente as “contradições” na Bíblia. O diabo foi o primeiro a dizer o que Deus não disse, porque amargava ódio de Deus e da criatura humana a qual Ele criou.
O que as pessoas chamam de “contradições bíblicas” não passam de dificuldades em entendê-la. Contudo dificuldade em entender a Bíblia não é o mesmo que impossibilidade, obscuridade em compreendê-la. Há para isso escolas teológicas, cursos para obreiros e leigos em geral, muitos livros na área da hermenêutica, conhecimento indutivo, etc. Agostinho prontamente disse: “Se estamos perplexos por causa de aparente contradição nas Escrituras, não nos é permitido dizer que o autor desse livro tenha errado; mas ou o manuscrito tinha falhas, ou a tradução está errada, ou nós não entendemos o que está escrito”. É bom que se entenda que manuscrito é uma coisa e cópia original das Escrituras é outra.
Uma das coisas que aprendemos no estudo bibliológico é que a convicção e a certeza da autoridade da Bíblia provém do estudo interno do Espírito Santo na vida da pessoa. Uma pessoa que não tenha em si o Espírito Santo (Jô 14.17), não foi regenerada (Jô 3.6), é portanto natural (1Co 2.14) e não tem capacidade para entender as coisas espirituais (1Co 2.14). As dificuldades são dirimidas quando há o testemunho interno do Espírito Santo na vida da pessoa.
         O apóstolo Paulo tinha a Palavra de Deus com reverencia e reconhecia ser ela singular: “Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes” (1Ts 2.13).
Em outro texto Paulo reconhece que o evangelho que pregava tinha sido revelado a ele por nosso Senhor Jesus Cristo: “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11,12).
O apóstolo Pedro, ao fazer menção do cuidado que Paulo tinha com os irmãos, refere-se aos seus escritos como tendo autoridade escriturística tanto quanto os outros livros bíblicos: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quaispontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2Pe 3.15,16).
Quando Paulo diz “Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento” (1Co 7.6) ou “O que digo, não o digo segundo o SENHOR” (2Co 11.17) não quer dizer com estas expressões que a Palavra de Deus está em contradição com outros textos, como por exemplo, de 2Timóteo 3.16, que diz que: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
No mínimo, entendemos que Paulo está tratando de um assunto segundo seu ponto de vista e que nada fere a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e das Escrituras em geral. Associar 2Timóteo 3.16 com 1Coríntios 7.6 e 2Coríntios 11.17 e afirmar que isto é contradição implica em pelo menos dois erros: associação indevida de textos e desconhecimento das regras de interpretação bíblica. Devemos tomar “cuidado com a Bíblia na boca do Diabo”.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Há sim contradições na bíblia. Paulo por exemplo diz que a salvação é pela fé somente sem as obras da LEI.Já Tiago por sua vez, afirma q a salvação só é possível quando a fé é acompanhada das obras. Há ou não uma contradição neste particular? O teórico que consultei sobre essa contradição na bíblia foi o eminente teólogo RUSSUL NORMAN CHAMPLIN, no seu comentário NTI-in loco

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Teresinha,

    A salvação é pela fé em Cristo, porém o cristão deve praticar as boas obras. Se a salvação fosse pelas obras Jesus não censuraria os fariseus. A diferença entre Paulo e Tiago está na postura de seus públicos. O de Paulo negligenciava a fé, o de Tiago negligenciava as obras.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc como muitos tentam livrar erros para no futuro justificar suas palestras dentro de suas congregações cheias de enganos por vcs mesmos. Jesus bateu de frente com o sistema enquanto o Paulo que vcs defendem era a favor. Se submeter a homens assim ficam mais fáceis de doméstica o povo cego. Não há nenhum maior que vos, Jesus que diz isso.

      Excluir