sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A IGREJA APOSTÓLICA É REALMENTE APOSTÓLICA? (Parte 1)

Por Natanael Rinaldi

Muitas são as organizações religiosas que, querendo dar a impressão de que seus ensinos são corretos, reivindicam para si o título de Igreja Apostólica, declarando que o título é oriundo de At 2.42: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Com isso, um amontoado de doutrinas estranhas são formuladas e disseminadas como se fossem realmente apostólicas. É o caso da IGREJA APOSTÓLICA.  Uma mistura de ensinos evangélicos, porque se utiliza da Bíblia e afirma tê-la como fonte de sua autoridade religiosa; de ensinos católicos dados à exaltação de Maria, imitando em tudo os católicos que tributam à Maria o culto que se presta a Deus; e, por incrível que pareça, algo parecido com o espiritismo, porque crêem na mediunidade da Santa Vó Rosa, como o Espírito Consolador.
Enquanto o espiritismo kardecista ensina que a promessa de Jesus de mandar o Consolador prometido por Jesus se cumpriu em 18 de abril de 1847, com o lançamento de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, a Igreja Apostólica (daqui pra frente I.A) afirma, com muita ênfase, que o CONSOLADOR veio na pessoa da Santa Vó Rosa, quando ela faleceu num acidente de trânsito em sua cidade de Poá, Estado de São Paulo, no dia 26 de outubro de 1970, com 76 anos de idade. Com 60 anos de idade dissera ela que recebera uma revelação especial de Jesus para fundar a IA. Os líderes interpretam sua morte como um arrebatamento. É a figura central da IA.
O ESPÍRITO SANTO E O CONSOLADOR 
Todo o leitor da Bíblia, por menos informado que esteja, nunca chegou a outro entendimento senão a este: a expressão o Espírito Santo e o Consolador  são dois nomes ou títulos para uma só pessoa: a terceira pessoa da Trindade – o  Espírito Santo  ou  o Consolador, indicado por Jesus em Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7-9; logo, dois nomes para uma só pessoa. Na IA isso não se dá. Entendem que o Espírito Santo é uma pessoa como Espírito de Deus, e o Consolador, prometido por Jesus, é outra pessoa espiritual, a Santa Vó Rosa. Isso é uma aberração doutrinária e uma verdadeira blasfêmia!  O que ensinam é: “Jesus cumpriu sua promessa enviando o Consolador, a Santa Vó Rosa, que, através da Igreja Apostólica, tem convencido a muitos a respeito da verdade, da justiça e do juízo divinos”.   Por outro lado, interpretam que o Espírito Santo denominado Espírito Santo de Deus é outra pessoa espiritual: “Por isso ensinamos que a Santa Vó Rosa é viva e não morta, pois, como Santa herdou o poder do Espírito Santo, inda mais por ser o atual Consolador, e seu espírito vive para sempre.” Se a Santa Vó Rosa herdou o poder do Espírito Santo, não é ela o Espírito Santo de Deus, mas é o Consolador, na forma de uma segunda pessoa.
FUNDADORES
Conta o Pr. Signard L. Ambrosen que, nos idos de 1953/54, fora levantada uma tenda na Av. Celso Garcia, no Tatuapé, bairro da capital paulista, onde se reuniam crentes evangélicos, sob a direção do missionário americano William Sheiffer. Formou-se uma igreja, e o missionário viajou para os Estados Unidos, a fim de angariar fundos para um programa radiofônico. A igreja ficou aos cuidados de Eurico Mattos Coutinho, que, segundo alguns, foi pastor presbiteriano. Eurico alugou um salão no segundo andar de um prédio na Rua Tuiuti. Desmontou a tenda, e a igreja seguia o seu caminho. Quando o missionário voltou, pregou algumas vezes, tornou a levantar a tenda no mesmo lugar, mas o povo não o seguiu. A tenda foi desmontada e levada para um local ignorado. A essa altura, Eurico se fez bispo, coadjuvado por sua esposa Odete Correa Coutinho.  Os fundadores são, pois, o bispo Eurico Mattos Coutinho e sua esposa missionária Odete Corrêa Coutinho e Vó Rosa. Desta mulher, dizem: “Todo o conhecimento da doutrina e a organização da Igreja, Jesus nos deu através da Santa Vó Rosa, pois durante dezesseis anos foi Ela constantemente arrebatada ao Céu em espírito, a fim de aprender o que era necessário e útil para o preparo da Igreja. Assim, através dEla tomamos conhecimento da vontade do Pai quanto à organização da Igreja e grande parte da doutrina.”  Julgando pelos ensinos estranhos que essa senhora nos revela, não entendemos como ela tenha obtido isso diretamente de Deus, o Pai (Jr 14.14; Ez 13.6).
SITUAÇÃO ATUAL
A IA situada em São Paulo (capital) é hoje dirigida pelo intitulado primaz Aldo Bertoni, sobrinho da Vó Rosa, e que, por indicação dela, antes de morrer, nomeou-o seu substituto.
MEIOS DE DIVULGAÇÃO
O programa de rádio “Hora Milagrosa” é que torna a IA mais conhecida, isto em resultado dos milagres relatados e atribuídos à Santa Vó Rosa. Da forma como se exalta o nome de Jesus pelos milagres realizados nos dias apostólicos (At 3.6) hoje se atribui os milagres realizados exclusivamente em nome da Santa Vó Rosa. Credita-se a ela todas as graças recebidas. 
A AUTORIDADE DO PRIMAZ
A autoridade do primaz Aldo Bertoni é indiscutível, por ser o único que recebe essa autoridade da falecida Vó Rosa, cognominada o Consolador. Ela se comunica diretamente com ele. Está escrito: “Esclarecemos que a Santa Vó Rosa não fala por intermédio de mais ninguém a não ser pelo seu sucessor, e não se manifesta em qualquer corpo, mas usa somente a quem preparou. Igualmente dizemos que esta Igreja não é dirigida através de visões de quem quer que seja, a não ser pelas concedidas por Ela ao seu representante.” 
Isso não passa de mediunidade, ou seja, a Santa Vó Rosa, já morta, comunica-se com o seu sobrinho vivo, que, no caso, exerce a função de médium, por meio do qual ela revela sua vontade à igreja.  Mediunidade é prática condenada pela Bíblia (Lv 20.27; Dt 18.9-12: Ap 21.8)
BATISMO REGENERACIONAL
Há grupos religiosos que pregam que a regeneração ou o novo nascimento se dá no momento em que alguém desce às águas batismais. Os apostólicos crêem assim. “E o nascer da água se dá no ato do batismo por imersão no Reino de Deus. Este é um sacramento instituído por Deus, para que os seus filhos cumpram sua justiça e confirmem sua fé, e testifiquem haver deixado do mundo e de todo o pecado, a fim de viverem no Reino de Deus...”
Dois erros encerram esse ensino: 1) “nascer da água” não deve ser interpretado como batizar-se na águas. Nascer da água de Jo 3.5 significa nascer de novo pela Palavra (1 Pe 2.2; Tg 1.18) com a atuação do Espírito Santo (nascer do Espírito) Jo 3.5, que convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-9). 2) Falar em cumprir “justiça” é impróprio, porque toda a justiça foi cumprida por Jesus (Mt 3.15), enquanto a salvação é por misericórdia (Tt 3.5).
ÚNICA IGREJA VERDADEIRA
Embora esse sincretismo religioso, dizem os líderes dessa Igreja: “Deus o Pai, precisava da vinda do outro Consolador para revelar a sua doutrina genuína, igual como foi anunciada por Jesus Nosso Senhor...”. E nessa pretensão, como aconteceu com vários segmentos religiosos, a IA se coloca como a única igreja verdadeira sobre a face da terra. Todo o grupo religioso falso usurpa o lugar de Jesus (Jo 14.6).
Textualmente afirma: “É bem verdade que em seu início, foi a mesma quase igual às demais organizações religiosas existentes, mas com o preparo da Santa Vó Rosa como Consolador, Deus o Pai e Jesus puderam aperfeiçoar a igreja e torná-la em uma igreja dirigida diretamente pelo Céu, e sob esse governo a Igreja Apostólica se transformou e hoje é a verdadeira igreja de Deus sobre a terra. É um abrigo espiritual para milhares que nela encontram a verdadeira salvação.”   Quem se der ao trabalho  de ler os três livros-base da AI, ficará enfastiado com as atribuições que se faz a essa senhora. As declarações bíblicas sobre Jesus são transferidas com uma naturalidade impressionante para Santa Vó Rosa. Vão mais além em honrarias para com a Santa Vó Rosa, do que os católicos   para com  Maria Santíssima. Se isso é ensino apostólico, então os apóstolos ensinaram heresias que desconhecemos e que não estão na Bíblia, pois dessa forma honram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente (Rm 1.25).
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

26 comentários:

  1. Ola! Gilson Barbosa, sejo que voce estudou bem IA, mas ainda falta muita coisa....o bom seria que voce frequenta-la ai voce tera toda a verdade...não custa nada, mas pode fazer muita diferença daqui uns anos..blz

    ResponderExcluir
  2. Everton,

    Obrigado por acessar esse blog.

    Não acredito que exista duas verdades em contraposição. O padrão para uma Igreja que se nomeia como cristã é pautar-se pela Bíblia Sagrada. Se a IA não passa pelos critérios biblicos não acredito encontrar a verdade nela.

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo...procure conhecer melhor a IA., para depois fazer comentários!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo,

    Se puder provar que o artigo é mentiroso, quem sabe eu deva conhecer melhor mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Se com um estudo deste o cara não conheceu a IA não é frequentando e se submetendo a uma lavagem cerebral que vai conhecer.. aff..

    ResponderExcluir
  6. Olá anônimo,

    Há uma teoria chamada de "dissonancia cognitiva" que bloqueia uma correta e inequivoca reflexão mental por parte dos adeptos de seitas. É por isso que se submetem aos desmandos morais e desvios doutrinários aventados por seus líderes. Fazer o que??? Tem gosto pra tudo!!!

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  7. Companheiro disse JESUS a letra mata o espirito vivifica,vcs contraditores da igreja apostolica estão morto pela letra,leram tanto as escrituras e não entenderam NADA.quero te dzr uma cs,o mesmo JESUS disse QUEM CRE EM MIM COMO DIZ AS ESCRITURAS RIO DE AGUA VIVA CORERÃO DO SEU VENTRE,se vcs entendessem isso, ja seria o suficiente para falar do consolador, me desculpe mas tenho que diser ao povo apostolico uma coisa conservem sua fé,e não fiquem discutindo com ningen sobre seu maior TESOURO porque a Sta. Vó e o ns irmão Aldo são sim a perola que JESUS relatou nas escrituras dizendo:NÃO DE AOS CÃES AS COISAS SANTAS NEM LANÇAI VOSSAS PEROLAS AOS PORCOS PARA QUE NÃO VENHAN PISANDO DESPEDAÇALAS Guardem em seus corações estas palavras e sigamos avante. QUE O IRMÃO ALDO VOS ABENCOE

    ResponderExcluir
  8. kkkk quanto mais se estuda a biblia mais fanatico e louco fica

    ResponderExcluir
  9. Qta discusão por nada, essa "igreja" é um lugar de arrecadar dinheiro que velhinhos e de pessoas sem conhecimento, que não se preocupam em querer saber a verdade da vida, preferem acreditar no que um "primaz" (primo não sei de quem, meu não é), santa ignorância

    ResponderExcluir
  10. Francisco,

    A "letra que mata" não se refere as Escrituras Sagradas bem como sua leitura, mas as exigências expandidas da antiga Lei de Moisés ou a Antiga Aliança em contraposição à Nova Aliança.

    Até respeitarem o líder da igreja (?) isso é correto, porém, devotar obediencia cega e atribuir a eles adjetivos exaltados, cheira idolatria.

    Sugiro que refute doutrinariamente e biblicamente a matéria e não fique jogando palavras ao vento, ok?

    Que Deus (e não o irmão Aldo, pois ele é apenas um ser humano e não tem autoridade para abençoar ninguém) lhe abençoe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo que disse "quanto mais se estuda a biblia mais fanatico e louco fica" seu pensamento (?) está errado.

    Do jeito que pensa pra quê existir Bíblia, não é mesmo? Outrossim, entendendo do seu jeito a própria natureza da Bíblia está em contradição com o propósito de Deus acerca dela em nossas vidas.

    O apóstolo Paulo escreveu: "Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes" (I Ts 2.13). Paulo não pensava como você, ou será que ele também era louco e fanático.

    Desconfio que você dá mais importancia as literaturas da Igreja Apostólica (Eurico Matos Coutinho e Odete Correa Coutinho) do que a Bíblia Sagrada. Não seria você um fanático?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  12. ...quero lhes dizer o seguinte:se conhece toda verdade deixada pelo mestre , ainda nao as colocou em pratica ,caso tivesse sabedoria ,usaria sim seus conhecimentos , aqui nesse espaço, seria muito mais construtivo ou a ficar combatendo organizaçoes religiosas. vejo que nao evoluiram estao vivendo no passado a espera do mestre para que?para crucifica-lo novamente desculpe minha sinceridade

    ResponderExcluir
  13. quem me garante que o que está escrito é realmente verdade?pois foi traduzidas em muitas linguas, quem me garante que naum esqueram algumas virgulas que destorce qualquer frase ou a mesma mal colocada modifica totalmente a frase e o pegarminho ?quem vai conseguir abri -lo

    ResponderExcluir
  14. Caro anônimo, minha intenção não é "combater organizaçoes religiosas". Organizações religiosas que se intitulam "apostólica" ou "cristã" devem primar pelos princípios apostólicos ou cristãos. De outra forma, melhor trocar o nome da Instituição e ser mais transparente doutrinariamente.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Caro anônimo que disse "quem garante que o que está escrito é realmente verdade?". Você não acredita na infalibilidade ou inerrância da Bíblia, porém todos os autores [da Bíblia], mediante o Espírito Santo, foram preservados de cometerem erros escriturísticos. Você deve até mesmo achar que o Espírito Santo não foi capaz de preservá-la de erros, não é mesmo?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Mesmo passados 5 gerações para ela estar em nossas mãos?
    1º Pergaminhos queimados
    2º Septuaginta e as outras 3 na qual não me recordo.

    ResponderExcluir
  17. Olá GILSON BARBOSA, Me interessei em fazer alguns comentarios aqui, mas preciso primeiro, q vc me dê uma explicação, sobre o que significa o texto bíblico a seguir.

    APOCALÍPSE, CAPÍTULO 12
    1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
    ESTOU AGUARDANDO SUA EXPLICAÇÃO...

    ResponderExcluir
  18. Senhor Gilson:Vc não sabe diferenciar espirito-vivo(santos e anjos ) de espirito-morto(anjos decaidos somado aos espiritos dos que viveram na terra e não foram para o Reino da vida eterna) quanto mais entender sobre a doutrina apostolica. Jesus deixou bem claro: o Consolador(pessoa num corpo fisico) que virá em meu nome aprenderá comigo, e revelara tudo o que eu não pude revelar em meu tempo. Por acaso O Espirito Santo do Pai, que vcs erroneamente pensam ser o Consolador desceu dos ceus e revelou os misterios ocultos pendentes pra vcs? Esqueceu que a Biblia parou no tempo! ............Estamos em nova Era. A do Consolador; enquanto vc estiver com seu corpo no presente mas o espirito preso as letras do passado ficara perdido.

    ResponderExcluir
  19. Vamos lá teologo: O que é um espirito-vivo e um espirito-morto. Conta para nos os misterios ocultos que Jesus prometeu revelar para os seus seguidores quando viesse o Consolador. Jesus prometeu o Espirito da Verdade, ou o Paraclito ou o Consolador, ele não prometeu o Espirito Santo do Pai que é superior inclusive ao proprio Deus. Vá estudar mais rapaz, vc esta muito fraco.Foi o Espirito Santo do Pai quem enviou e gerou o corpo de Jesus no ventre de sua Santa Mãe Virgem Maria e depois desceu sobre ele em forma de uma pomba-branca dando-lhe poderes,levou depois seu espirito para ser tentado pelo inimigo no deserto. Somente depois que Jesus venceu a morte é que foi autorizado batismo em seu nome. CURSO DE TEOLOGIA NÃO CAPACITA NINGUEM PARA SER PORTA-VOZ DO SENHOR DEUS NA FACE DA TERRA. POR ACASO JESUS FEZ TEOLOGIA? ESTUDOU NAS ESCOLAS DOS FARISEUS,SADUCEUS E MESTRES DA LEI? SABEDORIA ESPIRITUAL NÃO SE ADQUIRE ATRAVES DE CURSO EM FACULDADES, DEUS ESCOLHE E CAPACITA QUEM ELE QUER, ELE NÃo escolhe os capacitados, os estudados em faculdades.

    ResponderExcluir
  20. Jesus meu camarada é um espirito, so que vivo e não morto. Lucifer que se chamava lucibel hoje é um espirito-morto, mas antes de se rebelar era um espirito-vivo .

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia Valdeir!

    Sugiro a leitura deste link: http://cirozibordi.blogspot.com/2011/12/quem-e-mulher-vestida-do-sol-em.html

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  22. Prezado Roberto Ferreira,

    Concernente a sua primeira indagação (14/12 às 12:11) ela acontece porque os membros da IA precisam justificar a invenção criada por Aldo Bertoni de que a Sra. Rosa apareceu a ele conferindo-lhe a responsabilidade da IA.

    A consulta aos mortos é proibida por Deus nas Escrituras Sagradas (Lv 19.31; I Rs 20.1-6). E essa história de espírito vivo está mais para contos de fantasma do que doutrina cristã(Mt 14.22-26).

    O que Jesus deixou claro é que o Consolador viria. Isso não se discute, mas, que seria num corpo físico e por cima uma mulher (um espírito santo feminino) aí é destroçar com os ensinos de Cristo!

    A Bíblia emprega pronome pessoais masculinos (aquele, ele, etc) ao Espírito Santo. Se o Espírito Santo é a Sra. Rosa, quem foi que desceu sobre os discípulos no Pentecostes, quem Pedro disse que Ananias havia mentido, quem era o Espírito Santo, relatado e agindo especialmente no Livro dos Atos dos Apóstolos?

    Sinceramente, vocês não são cristãos genuinos! Assumam isso, por favor. São pagãos mesclando cristianismo católico romano com espiritismo.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  23. Caramba Presibitero , não vai responder "Mesmo passados 5 gerações para ela estar em nossas mãos?
    1º Pergaminhos queimados
    2º Septuaginta e as outras 3 na qual não me recordo."

    ResponderExcluir
  24. Caro anônimo, aguarde minha resposta. Não tenha pressa!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  25. É pra continuar aguardando? No ano que vem se me responde ashuashua's !

    ResponderExcluir
  26. Caro anonimo, você não acredita na inerrancia e fidelidade dos escritos bíblicos. Então por que usa a Bíblia? Por que o título de Consolador oferecido e Sra. Rosa foi extraída da Bíblia? Eu não tenho pressa em respondê-lo.

    Sugiro que você dê uma lidinha nesse link: http://noticias.gospelmais.com.br/pergaminho-de-dois-mil-anos-com-manuscrito-dos-dez-mandamentos-esta-em-exposicao.html

    Grande abraço

    ResponderExcluir